Servindo o mercado

Ontem dei uma entrevista para o portal Administradores.com com pauta em prospecção corporativa.

Falamos de alguns conceitos e práticas, dentro daquilo que acredito ser a melhor versão atual para você galgar seu espaço no mercado.

O Administradores.com é o principal veículo online focado em Administração, negócios, carreira e áreas afins do país.

Mais de 2 milhões de pessoas estão conectadas ao Administradores.com através das principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, etc) e com mais 300.000 usuários cadastrados.

O Administradores.com já recebeu diversos prêmios em virtude da qualidade do seu conteúdo e da relevância do seu trabalho.

Portanto falamos aqui de um peso pesado da mídia corporativa brasileira.

Até aí tudo ok.

Posso ser considerado uma notoriedade por ter dado essa entrevista?

Não, não posso.

O que é uma notoriedade, antes de mais nada?

  • Qualidade, estado ou condição de quem ou do que é notório; condição de quem ou do que é de conhecimento público.
  • Importância social, fama proveniente de ações, opiniões de um indivíduo consideradas valorosas pela sociedade; notabilidade.

A partir do momento que você se considera um notório, você se posiciona como alguém que sabe mais do que os outros, o que de alguma forma te coloca “acima” nos debates.

Suas ideias serão melhor aceitas e mais acreditadas.

E aí começam os seus problemas.

Você para de aprender, para de perguntar, perde a curiosidade, tudo para se arvorar no seu conhecimento dito notório, se agarrar às suas máximas e defender seus próprios pontos de vista.

Quando se chega a esse ponto, o mercado pune. Esse sim, é o verdadeiro dono da razão.

Em vendas corporativas, é preciso saber vender. Só. Todas as suas atitudes precisam e devem ser pró-mercado.

Se você serve ao seu mercado (e não ao seu ego) e constantemente se prostra frente aos seus ensinamentos, então aí sim, você pode estar certo que ele retribuirá.

Deixou o ego comandar? Ferrou.

Olhe em sua timeline do Facebook, do Twitter, Instagram e Linkedin. Veja quantos profissionais ficam se enaltecendo de suas próprias conquistas com fotos dando palestras, entrevistas, ganhando prêmios e tudo mais que passa o seguinte mensagem: “Olha como sou bom e importante.”

Esse tipo de atitude serve ao próprio ego.

O que ajudaria meus públicos (prospects, leads e clientes), por exemplo, eu postar uma imagem minha dando curso dentro de uma sala de aula lotada? Nada. Zero.

Quando você se coloca acima do seu mercado, será punido.

Seja low profile, não se enalteça, mantenha a cabeça humilde, continue aprendendo, estude, fale com as pessoas, fale com o máximo de pessoas que conseguir, todos os dias. Seja um player ativo.

O único notório é o mercado e nós devemos ser seu servidor. Aí sim, podemos proferir o que estamos aprendendo, pois o ensinamento vem dele.

No mais, quero aqui declarar minha admiração pelo profissionalismo e qualidade de trabalho do pessoal do Portal Administradores, começando pelo seu CEO, Leandro Vieira, pelo diretores Diogo Lins, Simão Mairins e Fábio Bandeira e agradecer pela oportunidade de falar com seus assinantes e espectadores em geral.

Foi uma honra, um grande prazer e uma chance ímpar de servir.

Meu muito obrigado.

Para assistir à entrevista, clique aqui: https://www.facebook.com/portaladministradores/videos/1675835472463925

Compartilhe
Stavros Frangoulidis
 

Stavros é o fundador da PaP Solutions, professor da cadeira de "Prospecção de Clientes" da ABEMD e um dos idealizadores do The Client Door. Seu foco está no conhecimento prático - trazendo o par tecnologia+marketing a serviço de uma excelente gestão de vendas com foco em captação e fidelização de clientes.

Você tem a impressão que sua prospecção de clientes poderia render muito mais? Veja como