Metas

Melhor ter uma meta irreal do que não ter meta nenhuma.

O melhor mesmo é ter uma meta na qual você acredita.

Não importa qual seja, o seu tamanho, se é alcançável ou se é irreal.

A função de uma meta é te ajudar a ter foco. Mas você precisa fazer sua parte que é acreditar nela.

Certa vez, na academia do Tamer Chaim, onde treinei por muitos anos, logo nas primeiras semanas via um colega que só treinava no supino. Ele me contou que tinha um objetivo: bater a marca de 8 repetições com 100kg. Era uma marca respeitável.

Eu o via treinando em prol disso. Enquanto todos nós treinávamos todas as partes de corpo (perna, panturrilhas, abdômen, costas, bíceps, tríceps, etc) ele somente treinava no supino (que basicamente atinge os peitorais em larga escala, os tríceps e os ombros, principalmente a parte anterior).

Esse cara não faltava aos treinos, pedia a chave para treinar aos domingos, treinava de manhã bem cedo e religiosamente cumpria uma rotina de séries e repetições, meticulosamente anotada em seu caderno.

Ele claro, alcançou sua marca após alguns meses. Ninguém percebeu, não fez alarde, simplesmente estabeleceu uma nova marca e seguiu em frente até esbarrar em seu limite.

Limite esse que é a pior palavra e crença que alguém com metas de crescimento pode ter.

Acreditou em limites? Você parou.

Sempre estabeleci metas. E nunca as alcancei em sua totalidade. Todos os anos, chegando perto do dia 31/12 lá ia eu pegar uma folha de papel e escrever o que eu queria alcançar para o ano que vem. Olhava para a folha do ano passado com um “”Hmmm ok. Fiz algumas coisas, outras fiquei longe.”

Com o passar do anos verifiquei que uma meta tem dois ofensores:

  • Limites e
  • Uma outra meta.

 

Quando você começa acreditar que chegou no seu limite, você abandona sua meta. Óbvio que todos temos limites, mas não é esse o jogo. A partir do momento que você deixa de acreditar no seu objetivo, é por que você passou a acreditar nos seus limites, você abandona seu foco.

Limite é uma crença que você terá que derrubar se quiser manter seu foco intacto. Deixou esse bichinho crescer na sua mente? Já era.

O outro ofensor de uma meta é ter uma outra competindo pelo seu foco. Por isso é preciso pensar muito o que se quer alcançar, uma vez que isso significa abrir mão de todo o resto. Você tem que escolher uma batalha pela qual lutará. “Mas não dá para abrir mais de uma frente?” Não. Se você quiser ter a máxima probabilidade de vencer.

Muito radical? Sim.

São os radicais que alcançam metas. E pagam o preço.

Há dois livros clássicos que creio passam muito bem esse conceito: A Meta (de Eliyahu M. Goldratt) e Foco (de Daniel Goleman).

Mas é quase impossível pelo menos para mim, ter apenas uma meta, pois percebo a vida multi-facetada e ainda acredito que ao “vencedor, as batatas”, ou seja, acredito que vem no vazio pós conquista. Já o senti.

Você alcança um objetivo e depois de comemorar (que dura 10 a 20 segundos de euforia) fica com a sensação de vazio que somente é preenchido com um novo objetivo e toda sua carga de ônus.

Mesmo assim é melhor ter metas, pois assim meu foco não dilui tanto e eu consigo manter um norte para o meu dia a dia.

E já que vamos ter metas, vamos estabelecer coisas grandes, sem limites e ter a fé para nos mover adiante nas batalhas que nós mesmos escolhemos.

Lembra dessa frase da nossa ex-presidente? “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta.”
🙂

É.. Metas são complicadas mesmo. Mas muito poderosas.

Falo de como estabelecer metas que irão te apoiar, em meus cursos e livro:

Curso para prospectar clientes corporativos: http://tracking.papsolutions.net/cpc-006
Curso para fechar mais negócios: http://trk.papsolutions.com.br/cnv-006
Livro “A Melhor Prospecção de Clientes Corporativos de Todos os Tempos”: http://trk.papsolutions.com.br/lpc-001

Compartilhe
Stavros Frangoulidis
 

Stavros é o fundador da PaP Solutions, professor da cadeira de "Prospecção de Clientes" da ABEMD e um dos idealizadores do The Client Door. Seu foco está no conhecimento prático - trazendo o par tecnologia+marketing a serviço de uma excelente gestão de vendas com foco em captação e fidelização de clientes.

Você tem a impressão que sua prospecção de clientes poderia render muito mais? Veja como