Perguntas e respostas sobre funis

Funnels.

Essa é a palavra mais falada no marketing atualmente nos Estados Unidos.

Funnels são funis de oportunidades de vendas.

Basicamente é o processo de acalentar a experiência do prospect até sua conversão e depois aplicar upsells automáticos.

Nasceram então aplicativos, conceitos, dogmas, regras e boas práticas que são largamente disseminadas como leis de sucesso.

Criou-se a matemática da conversão entre as etapas do funil e métricas como retorno, custo por click, custo por lead e custo por aquisição, finalmente apareceram nos dashboards dos decisores.

Na mesma barca estão os webinars e o marketing de conteúdo, ambos expoentes do inbound marketing, aquele que você atrai os clientes para sua empresa.

Assim, muitos dos meus alunos e alguns clientes têm dúvidas a respeito e as principais são:

1. Como implementar um funil na minha empresa?

Primeiro estude os conceitos e veja se sua empresa se encaixa. Funis tem a ver com automação de parte de seu processo e vendas. Quanto mais organizado for seu processo comercial hoje mais os aplicativos de automação irão te ajudar.

Segundo. Prepare-se para ficar boas horas aprendendo a usar aplicativos. Não existe isso de “aperta um botão e acontece”. Decida se é você que irá colocar a mão na massa ou se irá terceirizar.

Terceiro. Estude outros funis, simulando a compra e tendo a experiência do cliente. Muitos segmentos B2C, como a indústria dos suplementos alimentares e saúde, usam funis.

Quarto. Você terá que gerar tráfego para os seus funis converterem. Portanto os conceitos clássicos da propaganda estão mais vivos do que nunca. Um funil precisa ser irrigado com tráfego para funcionar. Portanto se você não conhece Adwords, E-mail Marketing e Facebook Ads, não tem como gerar tráfego mensurável para os seus funis e eles ficarão instalados no deserto.

2. Quais os melhores aplicativos?

Infusionsoft – Gerencia as tags da sua lista de e-mails e dispara as campanhas em função dessas tags, que nada mais são do que categorizar seus leads em função do estágio que estão em determinado funil. É o que usamos aqui na empresa. Muito complexo, mas poderoso. Outros na categoria: Drip, Ontraport, ActiveCampaign, Hubspot e Marketo. Dá uma olhada também na plataforma RD (Resultados Digitais).

Clickfunnels – O mais popular para criar as páginas dos funis. Basicamente é um criador de páginas, muito fácil de usar e que foi construído exatamente para montagem de funis. Outros na categoria: Unbounce e Leadpages (muito bons também). Há também temas plugins para WordPress que funcionam bem como o Optimizepress e o Thrive Themes, por exemplo.

3. Onde posso aprender sobre funis?

DigitalMarketer (do Ryan Deiss) – Se você está iniciando é o mais completo ambiente de ensino, com passo a passo para implementar todos os processos do inbound marketing. Salvo engano, custa U$ 39/mês.

ClickFunnels University – Vale a pena se você usar o ClickFunnels. Mostram cases dissecando a estratégia e a parte de tecnologia envolvida. Sai por U$ 67/mês.
Ambos em inglês.

4. O quanto um funil pode impactar a minha empresa?

Funis dão resultados mais rapidamente para o varejo, para vendas onde a interação pessoal fica em segundo plano. No corporate eles têm um papel secundário, como um coadjuvante.

Se pensarmos em médio prazo, entre 12 e 24 meses e você começar devagar construindo seus ativos (páginas, conteúdo, sistemas, tráfego etc) você terá uma máquina trabalhando para sua empresa que ajudará sim a fazer seus números.

Falo de funis em meu curso sobre conversão de clientes: http://trk.papsolutions.com.br/cnv-006

Compartilhe
Stavros Frangoulidis
 

Stavros é o fundador da PaP Solutions, professor da cadeira de "Prospecção de Clientes" da ABEMD e um dos idealizadores do The Client Door. Seu foco está no conhecimento prático - trazendo o par tecnologia+marketing a serviço de uma excelente gestão de vendas com foco em captação e fidelização de clientes.

Você tem a impressão que sua prospecção de clientes poderia render muito mais? Veja como