Reduzir as opções no seu site deve aumentar a conversão
Mais é melhor, certo? Não. Pelo menos quando tratamos de conversões.
Antes de mais nada: O que é conversão? É a medição daquilo que queremos que o prospect faça. Exemplo: 3% de conversão em clicks, significa que 3% das pessoas que visitaram uma página clicaram em determinado link.
Bom, voltando.
Quando você entra com seu filho em uma loja de doces, o que acontece? Ele não sabe o quê escolher. O motivo é que ele tem muitas opções e não tem certeza de qual é a melhor escolha.
Parece que escolher um, é abrir mão de muitos.
O mesmo vale para o seu site. Dar às pessoas muitas opções e demasiada informação reduz as conversões. Por exemplo, reduzindo a quantidade de campos no seu formulário de 6 para 3, você pode aumentar sua taxa de conversão de preenchimento, em média, para 66%.
Para mostrar como você pode reduzir o número de opções em seu site, montei um infográfico que mostra diferentes estratégias que poderão ajudá-lo a aumentar a sua taxa de conversão (clique na imagem se quiser salvar no seu micro).
Conclusão
O estudo de caso “atolamento”, que mostrei no infográfico, foi uma surpresa para mim. Eu não esperava que reduzindo a quantidade de sabores oferecidos numa amostra grátis faria com que mais pessoas realmente adquirissem a geléia.
Se você não tem certeza de quantas opções oferecer aos seus visitantes, aposte na quantidade menor. Se quiser dar mais opções no futuro, poderá sempre fazê-lo, mas a minha recomendação é que faça antes um teste A/B.
Então, o que me diz sobre limitar as opções de escolha em seu site?
- Veja no seu site, na vitrine, quantas opções você oferece.
- Reduza para 4 a 5 opções de compra.
- Meça a conversão do tráfego em vendas (1 semana de teste)
- Refaça o processo variando as opções.