Sobre materiais de vendas
Quais são os materiais de vendas mais pertinentes para prospectar clientes?
1. Um site profissional
2. Um e-mail com domínio da sua empresa
3. Um produto de entrada
4. Lista de prospects
5. Três abordagens de prospecção
6. E-mail de apresentação
7. Sete e-mails de follow up
8. Lista de prospects
9. Um sistema de controles
1. Site profissional.
Pode ser uma única página, deve ser publicado em seu próprio domínio.
Deve ser responsivo para ter boa leitura em celulares.
Deve captar dados de contato dos interessados e disponibilizar seus dados de contato da empresa. Quanto mais melhor: telefone, e-mail, chat, whatsapp, skype, twitter e todos os canais que você pode disponibilizar aos usuários.
Atualmente há gente que tem ojeriza de falar ao telefone com as empresas e prefere comunicação via whatsup. Outros preferem o e-mail. Outros o chat.
Hoje em dia, a disponibilidade de canais, fragmentou as preferências dos usuários. Quanto mais canais de comunicação seu site disponibilizar, melhor.
Mas, ainda, o telefone é o principal. Nem pense em publicar o site da sua empresa sem disponibilizar o endereço completo da sua empresa e o telefone em letras garrafais.
Se você trabalha de casa, coloca o endereço da sua casa ou de um virtual office, mas coloque o endereço que as pessoas possam saber onde fica sua empresa.
Sobre o conteúdo do seu site, ele deve estar centrado em benefícios gerados, diferenciais, cases.
Evite explicar como você faz sua mágica.
As pessoas quase nada vão entender dos seus métodos e portanto, apesar de achar o contrário, não estamos impressionando ninguém ao contar como fazemos para cumprir a nossa promessa de entrega.
Portanto elimine a maioria do conteúdo no seu site que trata de procedimentos, processos, detalhes técnicos e tudo mais.
Concentre-se em desenvolver uma narrativa centrada em benefícios e especificidades que demonstrem seus diferenciais da concorrência.
Porque o resultado daquilo que você gera é melhor que o resultado que seus concorrentes geram.
Enfim, seu site deve ser recheado dos benefícios proporcionados e dos diferenciais da concorrência.
Isso endereça duas dúvidas que pairam na cabeça dos prospects: “Porque estou lendo isso e porque comprar dessa empresa e nao de outra.”
Testemunhais e cases se você tiver também funcionam bem para ajudar no constructo da confiança.
Seu site deve ter a função, além de informativa, de captar dados dos leitores.
Menos de 1% das empresas utiliza as vantagens que a tecnologia proporciona no sentido de captura de dados dos potenciais clientes.
Primeiro, um formulário de captura de dados que deve oferecer um freebie. Freebie é um material interessante para o seu público. Pode ser um pdf com dicas, um artigo, um vídeo enfim, o formato é o que menos interessa e sim o seu conteúdo. Deve ser algo valioso por parte do seu leitor.
Para ele ter acesso a esse material, deixa nome e e-mail. Pronto. Você captou um lead.
Segundo. Pixels. Sua função é marcar os internautas para expor anúncios em outros sites.
Exemplo:
Uma pessoa visita seu site. Seu site captura os dados do navegador dessa pessoa (através do pixel). Essa pessoa depois vai para a página de um portal de notícias ou para o Facebook. Lá ela vê justamente um anúncio da sua empresa, que somente aparece para as pessoas que visitaram o site da sua empresa.
Mesmo que você não anuncie no momento é muito interessante você colocar os pixels de captura no seu site para futuramente divulgar o mesmo para quem já fez uma visita ou mesmo para perfis similares aos seus visitantes.
Enfim seu site deve ter a função de informar benefícios, informar canais de contato e capturar dados dos visitantes.
No próximo artigo falo do domínio e do seu e-mail de contato.
Dias 12 e 15 estou com as novas turmas dos cursos Prospectando Clientes Corporativos e Conversão de Clientes. Neles eu amarro todas as pontas da sua operação de captação de clientes.
Vamos crescer em 2018.