Comunicação escrita nas vendas corporativas

Em vendas corporativas, sua comunicação escrita tem um papel primordial.

Vamos às práticas.

UM.

Cuide do tom. Seja você lidando com fornecedores, seja lidando com clientes, leads ou prospects, sua comunicação não pode passar o tom errado.

Os maiores equívocos estão no espectro entre parecer extremamente formal/frio e acalorado/próximo. Uma boa parte dos profissionais usa um tom cordial, mas há alguns (raros) que chegam a ser toscos.

Nas mensagens, inicie e termine com uma saudação amistosa, cordial e respeitosa, independentemente quem seja seu interlocutor.

Nas páginas publicadas, centre a comunicação no seu leitor e aposte na passagem de benefícios e valores que seu produto/serviço promete.

DOIS.

Seja rápido no retorno de e-mails e mensagens. O ideal é que os retornos aconteçam no mesmo dia. Muitas vezes não é possível pelo volume, então alguns podem passar para o dia seguinte.

Muitas dizem que perdem a luta diária com a “caixa postal” e acabam o dia lotados de mensagens não respondidas. É uma sensação de estar devendo retornos permanentemente. O fato é que isso é normal e esperado se você lida com o mercado. Aquele que tem a caixa postal organizada, provavelmente não está batendo perna no mercado o quanto poderia.

Para acelerar os retornos sem cair na qualidade dos retornos, faça o tratamento da sua caixa postal duas vezes por dia, 15 minutos cada.

TRÊS.

Assertividade. Na comunicação escrita, o que está lá no e-mail, na proposta, na apresentação, será visto e lido por mais de uma pessoa. Quanto mais assertiva for a peça de comunicação, mais rapidamente você fechará seus ciclos de vendas.

Ciclo de vendas é o tempo medido entre a fase de apresentação e o fechamento. Se você passa, mesmo que sutilmente, uma mensagem dúbia ampliará o espectro de entendimento e portanto não fixará, ou seja, será considerada efêmera.

QUATRO.

Congruência. É a unicidade, uniformidade e coerência entre aquilo que se lê da sua empresa em todas as suas peças de comunicação: Seu site, anúncios, página no Linkedin, proposta comercial, e-mail de apresentação etc.

Esse talvez seja o ponto mais negligenciado por empreendedores que devido às tentativas e erros para conseguir formar uma clientela, passam uma mensagem difusa ao mercado, tentando vender de tudo para todos.

Essa diluição é nefasta para o seus resultados.

—-

Tom cordial, velocidade, assertividade e congruência são os quatro vetores que somados farão você ser lido e retido pelo seu mercado.

Em suma, tratamos aqui de relevância.

O mais relevante fica com o negócio.

https:/papsolutions.com.br

Stavros Frangoulidis
CEO e Fundador da PaP Solutions
Autor, Consultor e Palestrante
Especialista em Captação de Clientes Corporativos

Compartilhe
Stavros Frangoulidis
 

Stavros é o fundador da PaP Solutions, professor da cadeira de "Prospecção de Clientes" da ABEMD e um dos idealizadores do The Client Door. Seu foco está no conhecimento prático - trazendo o par tecnologia+marketing a serviço de uma excelente gestão de vendas com foco em captação e fidelização de clientes.

Você tem a impressão que sua prospecção de clientes poderia render muito mais? Veja como