O salto de dois patamares

Em nossa busca por resultados palpáveis, nos deparamos com ansiedade, insegurança e medo.

Esses sentimentos acumulados e em volume, podem paralisar qualquer ser humano.

Falta de movimento nos negócios, ausência de respostas positivas, números abaixo do necessário e obrigações se acumulando. Esse é o quadro que todos os empreendedores, grandes ou pequenos enfrentam na maioria do tempo.

Então viver embevecido com esses sentimentos negativos e limitantes é comum.

E quando vem uma conquista, seja em forma de novos clientes, ou um faturamento acima da média, um mês muito bom, uma renovação aliviante, um pedido grande, enfim, quando vem uma vitória é normal e saudável comemorarmos um pouco.

Permeia o sentimento de alívio e que as coisas têm jeito, que a viabilidade é plausível e que daqui em diante os negócios tomarão novo rumo.

Essa gangorra é o que acomete a nossa tribo, mais do que em outras profissões. A instabilidade é a regra no nosso meio.

Ok.

Agora vamos embutir no mecanismo o salto de dois patamares.

É o esforço muito grande e rompedor de usarmos a vitória como um piso para os novos patamares que serão a condição mínima daqui em diante.

Em vez de comemorar e relaxar, que é o que naturalmente acontece, iremos comemorar e cerrar os dentes para realizar um esforço de crescer ainda mais a partir dessa conquista. Crescer mais e alcançar dois níveis acima.

Se você faturava em média 80 e conseguiu um determinado mês 100, agora seu novo patamar mínimo deve ser 120. O 100 conquistados deve passar a ser o piso mínimo suportável.

Não é nada fácil, eu sei. Mas essa pressão é a melhor, pois acontece em um momento de vitória e de confiança.

Sei que uma parte de você e da sua equipe irá espernear: “Como assim? Acabamos de alcançar um número fantástico e você pede ainda mais?? Isso nunca vai parar?”

Correto. Nunca vai parar.

Ou você cresce ou perece.

O desconforto do crescimento é infinitamente menor do que o desconforto da queda.

E nos negócios isso é binário. Se você ouvir alguém te falar “Agora vamos estabilizar” entenda que em realidade o que acontecerá é “Agora vamos começar a cair”.

Estabilizar significa relaxar. Relaxou, alguém do mercado com faca nos dentes vai tomar suas conquistas. É assim.

Portanto, o relaxamento é nosso maior inimigo. E se ele vem automaticamente (como na maioria das vezes acontece) depois da nossas conquistas, então subiremos um degrau e desceremos outro.

Portanto assim que subirmos um, comemoremos, mas é nossa obrigação mirar os dois próximos degraus.

Aqui é pedido um esforço adicional. Mas é um bom momento para tanto. Ansiedade, insegurança e medo serão substituídos por coragem, determinação e fé.

E assim alcançaremos novos patamares. Em moto contínuo até nossa energia permitir.

Essa energia nos é dada para utilizarmos nessa caminhada. Ela é limitada, finita e divina.

Vamos crescer, portanto.

Como se convencer disso tudo?

Pense assim:

O que me trouxe até aqui é a soma de capacidades que aflorou em um resultado, apesar do medo e da insegurança.

Agora, com determinação e fé vou buscar mais porque sei que há um ilimitado e abundante mundo a minha espera somente limitado pela minhas crenças.

Sei que posso mais e assim procederei. A prova disso é onde cheguei.

E agradeça sempre.

———————————————–

Todo final de mês temos uma nova do Curso Prospectando Clientes Corporativos.

Esse é um curso prático para empresas que vendem para empresas, ou seja, modelo B2B.

O curso é presencial e tem duração de 8 horas, mas não termina no final do dia, uma vez que você terá mentorias, ao longo de um ano, para te ajudar a implementar um processo definitivo e contínuo de captação de clientes.

Além da parte de processos e o passo a passo, trataremos dos axiomas e dos princípios que estarão na base de toda sua área comercial, sendo ela composta de uma pessoa ou de vinte.

Mais de 2.000 executivos, empresários, empreendedores e profissionais liberais já fizeram esse curso.

Não se trata de usar a ferramenta A ou B e sim de embutir a correta oferta de produto/serviço, escolher e testar os públicos e usar a metodologia que colocará você frente a frente com seu melhor mercado.

Ferramentas e softwares há em abundância. O que conquista mais clientes não é aquele que usa o melhor software e sim aquele que melhor sabe interagir com seu melhor mercado.

Saber o que falar, o que escrever, definir critérios e escolher segmentos de mercado, gerar listas e estipular rotinas de prospecção e conversão, são alguns dos aprendizados que você levará desse curso.

Vou te mostrar como ser específico, como saber estruturar sua proposição para atrair o interesse de seus potenciais clientes.

Vou te mostrar com o pensamento binário, trará clareza e reduzirá seu estresse ao mínimo, durante sua ida ao mercado.

Pensamento binário é a sua proteção contra a relativização, onde tudo é relativo e possível (postura essa que poderá arruinar sua iniciativa de buscar novos clientes).

Pensamento binário vai te levar para o exato lugar que você almeja chegar: Uma carteira de clientes saudável e um processo de conquista de novas contas confiável.

Veja no que eu acredito:

  • Você segue em frente ou cai.
  • Há dois tipos de pessoas: Clientes e Não clientes.
  • Há dois tipos de lançamento financeiro: Você está fazendo dinheiro ou está gastando dinheiro.
  • Tudo ao seu redor tem uma classificação: Ativos (ajudam a trazer clientes) e não ativos (não ajudam ou mesmo atrapalham).
  • Suas atividades são: Energizantes ou desgastantes.
  • A resposta de mercado é um SIM ou um NÃO.
  • Vitória ou esquecimento.

Como empresário ou executivo de vendas você tem uma única missão: Trazer novos clientes.

“Ah.. mas e a manutenção da carteira?” Eu posso te achar 10 pessoas que podem realizar esse trabalho. Agora me ache você uma que possa trazer UM novo cliente!

Você será essa pessoa! E deixe que outros cuidem da carteira. Cuidar da carteira é superar a expectativa das suas entregas. Quer fidelizar um cliente? Prometa 100, entregue 120.

Agora, buscar clientes novos, no osso, é uma arte para poucos. Mas poucos mesmo. Acredite. E quero que você seja desse seleto grupo.

Quero que você utilize sua capacidade de pivotar sua empresa, de mudar produto e oferta ao mercado, saiba onde dedicar seu tempo e prevaleça crescendo até alcançar o patamar que almejou.

Não me importa se você nunca vendeu, nem seus fracassos e conquistas. Não é por mim, mas o seu mercado não dá a mínima para isso e sim para o seu valor provido.

É disso que trataremos neste curso.

Você terá uma clareza nas suas decisões e critérios de validação em todas as suas situações de vendas no dia a dia:

  • Essa pessoa está ajudando na minha missão?
  • Esse relacionamento está agregando na minha missão?
  • Essa atividade está me gerando receitas ou não?
  • Esse processo, essa fala, essa postura, esse serviço são funcionais para trazer os clientes que preciso?
  • E assim por diante.

Você terá essas respostas e saberá o que corrigir, manejar e processar para finalmente colocar os clientes em volume e qualidade que sua empresa precisa, merece e terá.

Clique aqui e faça sua inscrição: http://bit.ly/2wU5OSS

Compartilhe
Stavros Frangoulidis
 

Stavros é o fundador da PaP Solutions, professor da cadeira de "Prospecção de Clientes" da ABEMD e um dos idealizadores do The Client Door. Seu foco está no conhecimento prático - trazendo o par tecnologia+marketing a serviço de uma excelente gestão de vendas com foco em captação e fidelização de clientes.

Você tem a impressão que sua prospecção de clientes poderia render muito mais? Veja como