Vendas B2B e Redes Sociais

Seguem as principais perguntas (e minhas respostas) referentes às redes sociais, que alunos e clientes me fazem durante os cursos, palestras e mentorias referentes à captação de clientes corporativos.

1. Posso enviar uma mensagem de abordagem via Whatsapp para um número particular?

Não. Você representa uma empresa e seu potencial cliente representa outra. Fazer o primeiro contato via Whatsapp, sem nenhuma referência, passa duas mensagens que aniquilam sua imagem e as possibilidades de você avançar:

  1. Falta de estrutura comercial: Se a empresa-alvo possui canais de recepção de potenciais fornecedores como telefone e e-mail e você pula tudo isso e aborda via mensagem particular, mostra que sua estrutura comercial é precária.
  2. Desespero: A precariedade da abordagem denota que você está desesperado por clientes.

2. Se eu não consigo falar com uma pessoa, posso contatá-la via Linkedin?

Sim. Abra a mensagem com um breve relato de sua tentativa de abordar a pessoa em seu ambiente profissional. E seja breve no propósito de sua mensagem. Diga o que você quer e qual é o benefício potencial para o outro lado.

3. É para adicionar em minha rede de contatos todo mundo que quero abordar para vender?

Não. Todo mundo que receberá seu convite de inclusão, saberá o que você pretende. Das duas uma: Vender ou emprego. Salvo se você der um motivo plausível, não fique adicionando estranhos em sua rede social.

4. Não tenho o telefone fixo de uma pessoa, posso ligar no celular ou enviar uma mensagem via Whatsapp?

Não. Você precisa do telefone fixo de uma empresa e ligar solicitando para falar com essa pessoa. Se não conseguir, tente contato via Linkedin. Esqueça o Whatsapp pessoal.

5. Peço para adicionar meus contatos no Facebook?

Não. Salvo se já são amigos ou colegas próximos ou se já estão fazendo negócios e houver alguma afinidade pessoal. Mas não recomendo solicitar a inclusão de estranhos, muito menos com motivação comercial. Não pega bem para a imagem da sua empresa.

6. Qual é a melhor forma de utilizar as redes sociais para vender no modelo B2B?

  1. Peça referências e indicações aos seus contatos (via inbox, mensagens particulares). Diga um “Oi” e explique que está expandindo sua linha de produção/serviços e gostaria de ampliar seus horizontes e que toda indicação é bem vinda. Explique seus diferenciais e porque os amigos dos seus amigos irão potencialmente se beneficiar com esse contato.
  2. Exporte os nomes e e-mails dos contatos do Linkedin, monte uma mensagem de boas vindas e diga que irá ocasionalmente enviar alguns artigos de sua autoria para a caixa postal (e-mail) dos seus contatos. Dê a opção de “sair da lista”. Assim que não quiser mais receber, sai do seu mailing list, mas continua em sua rede social.
  3. Poste artigos interessantes que ajudem seu público alvo. Contribua com seu mercado positiva e pró-ativamente. Isso elevará sua notoriedade com especialista na sua área, o que é ótimo para os negócios.

7. Trabalho para uma organização. Poderei postar em seu nome e divulgar ações da empresa?

Não sem antes falar com o dono da empresa ou pelo responsável pela comunicação. Diga o que pretende, com qual frequência, onde postará e que tipo de mensagens.

Mesmo a mais inocente imagem/vídeo do almoço da equipe pode comprometer a coesão da imagem que uma empresa planeja passar para o mercado. Lembre-se, você trabalha para uma empresa que tem dono e esse decide o que deve ou não ser postado da sua empresa. Se ele liberar tudo, ok. Mas não creio que seja o caso, na maioria das vezes.

8. Sou o dono do meu negócio. Posso divulgar minha empresa nas redes sociais?

Sim e deve. Muito. O mais importante aqui é a regularidade e consistência (como, aliás, em tudo). Procure centrar suas mensagens nos benefícios alcançados pelos seus clientes.

Melhores práticas: Anúncios no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, posts de artigos com sua autoria, publicação de eventos da sua empresa que tenham interesse público, lançamentos e ofertas.

Lembre-se da coesão das suas mensagens. Todas devem convergir em elevar a percepção de especialista (no seu ramo) e reforçar essa imagem.

9. Resumo.

Redes sociais podem alavancar seu negócio desde que você efetivamente dedique um bom tempo criando conteúdo de valor e poste com regularidade, pelo menos 1 vez por semana, ideal é diariamente.

Tudo que você comunica deve ter o mesmo objetivo: Apoiar seu potencial mercado e se posicionar com uma opção viável para aqueles que necessitam de seus produtos e serviços.

—————————-

Três recados muito rápidos:

Podemos prospectar para sua empresa. Abordaremos 150 empresas por mês e agendaremos ótimas reuniões para você vender seu peixe. Veja aqui.

Posso te passar tudo que sei sobre captação de clientes B2B para você aplicar na sua empresa. Mais de 2000 profissionais já estiveram comigo no meu principal curso presencial

Quer conhecer algumas dezenas de empresários e ampliar seu portfólio de oportunidades em poucas horas? Venha para o Network de Negócios

Stavros Frangoulidis | CEO

Compartilhe
Stavros Frangoulidis
 

Stavros é o fundador da PaP Solutions, professor da cadeira de "Prospecção de Clientes" da ABEMD e um dos idealizadores do The Client Door. Seu foco está no conhecimento prático - trazendo o par tecnologia+marketing a serviço de uma excelente gestão de vendas com foco em captação e fidelização de clientes.

Você tem a impressão que sua prospecção de clientes poderia render muito mais? Veja como